Rede de Museus de Oliveira do Bairro

Em Destaque

Telefunken Bayreuth 653 WLK

Recomendações

  • Radiolândia – Museu do Rádio


    Junto à antiga escola primária de Bustos nasceu a Radiolândia – Museu do Rádio.

    Este novo museu surge da vontade da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, em criar um espaço para albergar e musealizar um rico evasto conjunto patrimonial que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem.

    Tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

    Este museu herdou o nome de Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Bustos e que nos dias de hoje volta a ganhar vida.

    O Museu do Rádio é um projeto considerado de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, que integra, para além de uma moderna área expositiva,uma sala multiusos para serviço educativo, zona de reservas museológicas visitáveis e diversas áreas técnicas.

    A “Radiolândia – Museu do Rádio” está de portas abertas para o receber!

  • Museu de Etnomúsica da Bairrada


    O Museu de Etnomúsica da Bairrada, situado no Troviscal, estuda e preserva o património cultural, produzido na área musical, construído e vivido ao longo de gerações por toda a comunidade bairradina, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento sobre a música etnográfica da nossa região.

    Composto por dois espaços expositivos distintos, o Museu alberga importantes coleções divididas em Instrumentos Musicais, Documentos Manuscritos (partituras, diários, publicações periódicas e monografias, entre outros), Registos de Imagem, Depoimentos de História Oral, Têxteis (destacando-se o núcleo do trajeregional), Equipamento de Gravação, Reprodução, Emissão e Tratamento de Som (gravadores de bobines, gira-discos, grafonolas, gramofones, vitrolas, receptores de rádio, entre outros) e Mobiliário de Armazenamento de Documentação Sonora, todas elas provenientes dos cinco concelhos bairradinos (Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada e Oliveira do Bairro).

    O Museu de Etnomúsica é um espaço moderno dotado de todos os serviços essenciais ao cumprimento das suas funções museológicas e que podem ser igualmente visitados, como sejam a Oficina de Restauro, Limpeza e Tratamento de Peças, Centro de Investigação Documental e Zona de Reservas. Dispõe igualmente de uma sala para a realização de conferências, palestras e outros eventos, bem como de área reservada a actividades educativas, vocacionada para o público infantil.

    O Museu de Etnomúsica da Bairrada aguarda a sua visita!

Notícias

News

REDE DE MUSEUS DE OLIVEIRA DO BAIRRO